segunda-feira, 5 de novembro de 2007

AIDS

PROTEJA-SE: Use sempre o preservativo (camisinha) nas relações sexuais, com qualquer pessoa. "MESMO AS MAIS CONFIÁVEIS".


No atual momento, em que o vírus da AIDS propaga-se com uma velocidade assustadora e muito perigosa e que existe uma preocupação coletiva com relação à AIDS, temos que nos apegar em desenvolver o nosso maior meio de defesa conhecido até agora que é a informação.
Cada vez mais os meios de comunicação têm publicado artigos e entrevistas sobre essa doença. No entanto, é necessário salientar que somente a soma de informações corretas, transmitidas com transparência e lucidez, constitui-se num recurso preventivo, aliás, o mais eficaz de que dispomos atualmente. Apesar da AIDS ser mortal, ela pode ser prevenida, e nesse sentido todos nós temos uma obrigação a cumprir, buscando e divulgando informações. Estes conhecimentos, transmitidos a todos sem distinção, permitirão que fechemos as portas ao preconceito, aos falsos temores e ao vírus, para que não amarguemos no futuro.
Em pleno século XXI existe muita gente que ainda acredita que a AIDS é uma dessas coisas que só acontece com os outros, que nunca irá acontecer com ela. Devido a esse fato, a cada dia que passa o número de contaminados pelo vírus HIV está aumentando. Para que esse quadro reverta é necessário estarmos sempre atentos, bem informados e prevenidos para que não sejamos contaminados.
O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) é responsável pela Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (Aids) e ataca os linfócitos T-4, que são parte fundamental do sistema imunológico do homem. Em conseqüência, diminuem a capacidade de resposta do organismo para enfrentar infecções oportunistas, originadas por vírus, bactérias, protozoários, fungos e outros microorganismos.

Desde o seu surgimento, que alastrou no mundo a partir de 1981, a AIDS vem provocando um grande impacto sócio-econômico, político e psicológico de difícil solução.
Não existe ainda cura nem tampouco uma vacina. A doença atinge os indivíduos principalmente entre 20 e 40 anos de idade, ou seja, em plena idade produtiva. A AIDS é um desafio à saúde pública, e também para todos nós, no sentido de que se desenvolvam estratégias preventivas.
A orientação para que haja segurança nas relações sexuais pode exigir uma acentuada alteração do comportamento sexual, o que pode acarretar resistências, tanto de adolescentes como de adultos. A AIDS é uma Doença Sexualmente Transmissível – DST, seja de homem com mulher, homem com homem ou mulher com mulher. Em geral, a pessoa infectada transmite a DST para seus parceiros, principalmente quando acontece penetração.
A AIDS é uma doença que atinge o sistema imunológico do ser humano e qualquer resfriado poderá ser fatal ao doente, porém muitas conquistas foram obtidas para tentar prolongar a vida dos pacientes, como o AZT e o coquetel de drogas, porém os pesquisadores não descansam em procurar a sua cura definitiva.
Enquanto isto não acontece é necessário que a sociedade se conscientize que a AIDS está aí, e que a grande aliada do vírus atualmente é a discriminação, que torna mais difícil o acesso às medidas de controle da epidemia. Essa discriminação ocorre no emprego, na escola, na moradia, na assistência médica, etc., devido ao grande medo de contágio. Esse medo irracional e as reações negativas da população constituem-se num problema contínuo, enfrentado diariamente por pacientes, familiares e grupos de defesa. O que poucas pessoas entendem é que a sociedade deve ir ao encontro dos indivíduos que estão por aí espalhando o vírus, com a finalidade de orientá-los a parar de fazê-lo. Discriminar e perseguir os infectados, além de não ter nenhum fundamento, é a melhor forma de contribuir para a disseminação da doença.
Não podemos esquecer que o homem, em sua existência, sofre o impacto de influências sócio-econômicas, culturais, éticas. O surgimento da AIDS, ameaçando sua saúde, tem a capacidade de mobilizá-lo, fazendo surgir em sua mente o medo da morte, que aterroriza, reduzindo-o ao nada. A AIDS está, dessa forma, servindo de alerta à humanidade, conscientizando-nos de que é preciso reformular certas teorias e determinados tabus. E a melhor forma para isto acontecer é a sociedade se conscientize que a AIDS está aí, e que a única arma contra ela é a prevenção, ou seja, a camisinha, o combate de drogas, o uso de agulhas e seringas descartáveis e o controle do sangue doado, para tal é necessário que estejam sempre bem informados sobre o assunto.
Lembre-se, a AIDS não tem cura. Abomine completamente comportamentos de risco, antes que precise passar por esta longa e dolorosa trajetória.

4 comentários:

Anônimo disse...

muito bom heinn..

Patty *-* disse...

Ahaha obg pelo resumo , valew mesmo amanhã tenho prova sobre isso e nem li , ñ consegui achar o livro em nenhum luga e ale, disso deixei pra ultima hr --' mas obg muito obg mesmo ! bjss

Patty *-* disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patty *-* disse...

Ahaha obg pelo resumo , valew mesmo amanhã tenho prova sobre isso e nem li , ñ consegui achar o livro em nenhum lugar e além , disso deixei pra ultima hr --' mas obg muito obg mesmo ! bjss